O inimigo chama-se: Tuberculose
- Paulo C. Landim Filho
- 25 de abr. de 2023
- 1 min de leitura
É uma doença infecciosa causada pela bactéria Mycobacterium tuberculosis.
Descoberta há 140 anos, a doença ainda é um grave problema de saúde pública, tendo seus números agravados durante a pandemia de Covid-19.
É uma doença contagiosa, o que significa que pode ser transmitida de uma pessoa infectada para outra através do ar, toda vez que a pessoa infectada tem tosse, espirra ou fala.
Afeta principalmente os pulmões, mas também pode se espalhar para outros órgãos como os ossos, o cérebro e a medula espinhal.
Os sintomas da tuberculose pulmonar incluem:
Tosse que dura mais de três semanas, podendo conter sangue
Perda de peso
Suor noturno
Febre, normalmente ao final do dia
A tuberculose é uma doença grave, mas pode ser tratada com medicamentos específicos. O tratamento geralmente dura de seis a nove meses e é importante que seja seguido rigorosamente para garantir a cura completa e evitar a resistência aos medicamentos.
Além disso, vale salientar que os testes diagnósticos, a vacina disponível no Brasil, e o tratamento são gratuitos e oferecidos pelo SUS.
É importante continuar o esforço para prevenir e controlar a tuberculose através de campanhas de vacinação, detecção precoce e tratamento eficaz.
Lembre-se, a prevenção é sempre a melhor arma contra as doenças infecciosas. Faça a sua parte para proteger a si mesmo e aos outros!
-
Paulo Cesar Landim Filho
Médico Infectologista
CRM/RS 45.982 | RQE 41.665




Comentários