Antibiótico corta o efeito do anticoncepcional?
- Paulo C. Landim Filho
- 21 de jul. de 2024
- 1 min de leitura
Para essa questão não existe uma verdade segura e absoluta na medicina.
A maioria dos antibiótico mais comuns utilizados para tratamento de doenças leves, como a amoxicilina, nitrofurantoína e cefuroxima, por exemplo, não apresentam interação alguma com os anticontraceptivos orais. Os utilizados no tratamento de infecções hospitalares, como meropenem, piperacilina-tazobactam e vancomicina, também não.
No entanto, existem algumas classes de antibióticos que podem sim diminuir a eficácia do seu anticoncepcional, dentre eles, destacamos:
1) Rifampicina, Rifabutina, Rifapentina, usados para o tratamento de Tuberculose e Hanseniase e diminuem muito a eficiência dos anticoncepcionais orais.
2) Sulfametoxazol-trimetropim (Bactrim), Dapsona e Tigeciclina que podem diminuir a eficiência do anticoncepcional oral.
A regra absoluta neste caso é: se você tem dúvidas quanto a interferência de antibióticos com o seu anticoncepcional, utilize preservativo.
O uso da camisinha é a medida mais efetiva para a proteção de infecções sexualmente transmissíveis e é considerado um ótimo método anticoncepcional.
Assim, você se protege de doenças e previne gravidez não planejada.
🎯 Lembre-se: Na dúvida pergunte ao seu médico, não hesite em tirar dúvidas e buscar orientações quando se trata da sua saúde.
Paulo Cesar Landim Filho
Médico Infectologista
CRM/RS 45.982 | RQE 41.665
Comments